29 setembro, 2010

As 10 maiores explosões do Universo

Curiosidades: As 10 maiores explosões do universo.

_10°
Península de Iucatã (Yucatan Peninsula)

A cratera, de mais de 180 quilometros de diametro, foi
descoberta no fim dos anos 70, pelo geólogo Glen Penfield, que procurava petróleo na região, e recebeu o nome de chicxulub, mesmo nome da cidade, pois o centro da cratera encontra-se próximo a Cidade.

Estudos da rocha detectaram que a colisão de um asteróide, de mais ou menos 10km, ocorreu no período cretáceo, precisamente há 65 milhões de anos atrás. Sua força de destruição foi de 100 teratons de TNT, para termos uma idéia, o explosivo mas potente criado pelo homem foi o Tsar Bomba (nunca detonado), e tinha 50 megatons. Ou seja, o impacto de chicxulub foi 2 milhões de vezes mais potente que a Tsar Bomba. Estudos revelaram também que esse impacto gerou alguns dos mega tsunamis que já ocorreram
na terra.



_9°
Mega asteróide no Planeta Marte

Ainda quando o Planeta Marte era uma criança, um Asteróide de aproximadamente 2.000km colidiu com o Planeta, este evento o correu há 4 bilhões de anos, e é muito provável que os efeitos da colisão definiu Marte como ele é hoje, ou seja, alterando completamente os aspectos da evolução, atmosfera, etc. Somente há pouco tempo que os cientistas descobriram as cicatrizes do impacto, de aproximadamente 10.000 quilômetros de largura.






_8°
Explosão Big Splash

Ainda é uma teoria, mas muito defendida pelos cientistas. O Big Splash é o impacto do planeta Theia (do tamanho de Marte) com a Terra, por volta de 4,5 bilhões de anos atrás.

Theia e a Terra estavam na mesma distância do Sol, na verdade, estavam na mesma órbita. E quando Theia cresceu suficiente, se deligou da órbita e o choque com a Terra era iminente. Segundo a teoria, o Planeta Theia chocou com a terra de lado, originando o sistema de rotação que temos hoje, e parte do seu núcleo fundiu-se com o do nosso planeta, e a outra parte, junto com pedaços da superfície da Terra, formaram a Lua. Esta teoria é muito aceita, pois a Lua possui as mesmas substâncias da terra.



_7°
Impacto em Ares

Na contelação de Ares, 2 plenetas com a Terra e Vênus, se chocaram de frente, a milhares de anos atrás. A força do impacto fez com que milhares de poeira se espalhassem na constelação, mais precisamente 1 milhão de toneladas de poeira a mais que nosso sistema solar.










_6°
Explosões de magnetares

São explosões de estrelas de neutrôns, que são as mais fortes que existem, onde seus campos eletromagnéticos são os mais devastadores. Em 2004 ouve uma explosão há 50 mil anos luz da terra, mas mesmo assim, queimou a recepção dos satélites em órbita da terra. Sua energia liberada em 1 décimo de segundo foi a mesma que o Sol emitiu em 100 mil anos. Explosões de magnetares emitem raios gama.





_5°
Explosões de jatos de poeira

Na sexta posição encontramos os jatos de poeira. Estes jatos liberam partículas e poeiras cósmicas e são tão intensas que representariam uma mega destruição, os jatos de poeira cósmica formam bolhas no Universo e são atraídas por buracos-negros. Podem se originar de nascimento de estrelas.







_4°
Explosões de raios gama de curta duração

Sua energia liberada em um décimo de segundo, equivale a mesma energia que o Sol libera em 100 milhões de anos. Em 2005 houve uma explosão que durou uma fração de segundos, mas sua energia liberada foi em mega escala. Acredita-se que explosões de raios-gama podem originar buracos-negros.






_3°
Supernovas

A supernova é uma estrela gigante, e quando esse tipo de estrela morre, ela não apaga como o Sol, ela explode.

A explosão gera uma energia cinética, onde segundos dessa energia equivale há mesma energia do Sol liberada em 10 bilhões de anos, ou seja, o período de vida do Sol. em 2005 houve uma explosão de Supernova (sn2005ap), e estava á 4 bilhões de quilômetros da Terra e é uma das maiores explosões de Supernova registradas.

O material expelido pela explosão de uma supernova é reaproveitado no Universo.





_2°
Raios-Gama de longa duração

São raios liberados através de supernovas, variam de segundos a 2 horas de duração. Este tipo de Raio-Gama é mais potente que os de curta duração, o segredo é a grande energia acumulada e centralizada.

Em 2008, na contelação gob0809 ouve uma explosão de Raios-Gama de longa duração que foi a maior registrada até hoje, a explosão liberou partículas de radiação.






_1°
Big Bam

Em primeiro lugar está a explosão que originou nosso universo, o Big Bang, que hoje entende-se como expanção e ao explosão.

Com o Big Bang o espaço-tempo surgiu, onde velocidade, temperatura, força, energia, foi maior que qualquer coisa que podemos imaginar. Toda a energia que queria se expandir durou um milionésimo de segundo.

Cientistas acreditam logo após o Big Bang, o Universo se expandiu na velocidade da Luz.




Escala do Big Bang

Nenhum comentário:

Postar um comentário