10 janeiro, 2013

Asteróide que pode se chocar com a Terra começa a ser monitorado

O asteróide 2004MN4, mais conhecido como Apophis passou "perto do planeta Terra" entre os dias 5 e 6 de Janeiro á uma distância de 14 milhões de km. Apophis foi descoberto em 2004 e provocou certa preocupação na época pois os cálculos iniciais de sua trajetória seria de colisão com nosso Planeta em 13 de Janeiro de 2029. Os cálculos atualizados ainda preocupam, pois a previsão é de que o asteróide passará pela Terra novamente á uma distância de 30 mil km em 2029 e com isso entrará em rota conosco numa viagem de 7 anos, colidindo em 2036.

Segundo o professor Alan Fitzsimmons, astrônomo da Universidade Queen, em Belfast - "Em 2029, o asteroide passará tão perto de nós que mudará a órbita do centro de gravidade da Terra".

Aconpanhamento de Apophis no Slooh.

Os próximos anos de monitoramento do asteróide serão cruciais para ter a certeza de sua rota, e ainda pela análise do professor Alan Fitzsimmons - "A maior parte das novas órbitas potenciais nos deixaria seguros pelos próximos 100 anos, mas há uma pequena região do espaço na qual haveria o risco do asteroide nos atingir em 13 de abril de 2036".

Aphophis (Seu nome é em homenagem ao demônio egípcio da destruição e da escuridão) é um asteróide de 300 metros de largura (em nova análise possui 365 metros) e seu choque com a Terra geraria uma força equivalente a  300 bombas atômicas.

 





Mais curiosidades sobre Apophis

Apophis, o inimigo de Rá (deus do Sol do Antigo Egito), tem o aterrador nome de O Destruidor ou Descriador – tradução do antigo deus egípcio Apep (uma serpente que se esconde nas escuridões eternas do Duat – meio da Terra – que tenta engolir Rá durante sua passagem noturna e Seth, deus do Caos, a mantém distante).

O asteróide ainda não pode ser visto a olho nú, mas pode ser observado no website Slooh.Em 2029 caso Apophis mantenha a rota de passagem a 30 mil km, ele poderá ser visto claramente e será um evento nunca antes presenciado pela nossa civilização atual. 

Avaliação em 2013

Ainda é muito cedo para ter a certeza da rota de Apophis nos retornos de 2029 e 2036, mas diante da análise de hoje 10 de Janeiro 2013, caso o asteróide entre em colisão com a Terra, a imagem abaixo seria a pevisão atual do "caminho de risco". A linha vermelha mostra a rota dos possíveis impactos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário