05 maio, 2014

Meteóros do cometa Halley na madrugada de hoje



Na madrugada de Segunda-Feira para Terça será possível uma apreciação especial no céu. Duas vezes por ano, quando nosso Planeta atravessa a órbita do cometa Halley, seus "pedaços" entram em nossa atmosfera, proporcionando um show de cometas.

Esse evento ocorre quando a Terra passa pela trajetória de "Ida" (Mês de maio) e a outra no trajeto da "Volta" em meados de Outubro. O início do trajeto de Ida começa nesta madrugada e são previstos uma média de 200 cometas por hora.

As condições climáticas e a poluição em grandes Cidades influenciam muito a quantidade visível dos cometas, mas esta época é favorável por ser Outono e termos poucas nuvens no céu.

O Horário previsto para a melhor apreciação será a partir das 2h30 da madrugada, por isso para quem não quer perder o espetáculo, é aconselhável muita força de vontade e pouco sono. Quem mora em grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro poderá acompanhar uma média de 25 cometas por hora.

O cometa Halley aproxima do Sol a cada 76 anos proporcionando uma linda cauda de detritos por onde passa e sua última visita foi em 1986, ou seja, no ano de 2014 ele está bem longe.


OBSERVAÇÃO:

Para a observação, nada de lunetas ou binóculos, o melhor método é a olho nú.


ORIENTAÇÃO:

Observar com direção na constelação de Aquário, para identificá-la, olhe para o Leste (Onde nasce o Sol) a partir das 2h30. Quanto mais tarde, mais a constelação de Aquário subirá no céu. O significado para olhar para a constelação de Aquário é que lá se denomina Radiante da Chuva de Meteoros, o que significa que todos os cometas parecem "surgir" daquela região.





ESPECIAL:

Segundo Cássio Leandro Barbosa, Astrônomo da Universidade do Paraíba, a razão especial para apreciar os cometas dessa madrugada é por causa que sabemos que é do Halley, e não de qualquer cometa; - "Nada contra ver acidentalmente uma estrela cadente e fazer um pedido. Mas a experiência ganha outro sabor quando você olha para essa mesma estrela cadente e sabe que se trata de uma partícula do cometa Halley - um pedacinho de gelo sujo formado na mesma época que o Sol e seus planetas nasceram - queimando na atmosfera a estonteantes 237 mil km/hora"; relata Barbosa, e concordo plenamente :)



ÓRBITA DO COMETA HALLEY:







Nenhum comentário:

Postar um comentário